Sequência de Atividades – A menina do Leite

OBJETIVOS
-COMPARAR DIFERENTES VERSÕES DE UMA FÁBULA, RELACIONANDO OS DIVERSOS SENTIDOS PRODUZIDOS PELOS RECURSOS DE LINGUAGEM;
– APROPRIAR-SE DE PROCEDIMENTOS DE ESCRITA, COMO PLANEJAMENTO E REVISÃO;
– REALIZAR A REESCRITA DO FINAL DA FÁBULA;
– REALIZAR A SEQUÊNCIA DAS IMAGENS E FAZER A REESCRITA DA FÁBULA;

CONTEÚDOS
– LEITURA;
– PRODUÇÃO DE TEXTO;

ANO
2ºA

TEMPO ESTIMADO
5 AULAS

RECURSOS MATERIAIS
-LIVROS DIVERSOS QUE CONTENHAM FÁBULAS COM A VERSÃO A MENINA DO LEITE;
-VÍDEO DA HISTÓRIA ILUSTRADA DA FÁBULA;

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA
EXPLORAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS SOBRE FÁBULAS DIVERSAS. APÓS ISSO FOI TRABALHADA A CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DESSE GÊNERO.

2ª ETAPA
DISTRIBUIR CÓPIAS DAS VERSÕES DE A MENINA DO LEITE PARA CADA EDUCANDO. FOI REALIZADA A LEITURA COMPARTILHADA, EM OUTRO MOMENTO ESTABELECEU-SE UM DEBATE PARA QUE A TURMA IDENTIFICASSE AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS. QUAIS OS RECURSOS UTILIZADOS PELOS DOIS AUTORES QUE AS FAZEM SER DIFERENTES.

3ª ETAPA
OS ALUNOS ASSISTIRAM O VÍDEO DA FÁBULA ILUSTRADA E PUDERAM APÓS ISSO ESTABELECER PARALELOS E COMPRAR COM AS DEMAIS VERSÕES.

4ª ETAPA
OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A REESCREVEREM A PARTE FINAL DA FÁBULA.

5ª ETAPA
É HORA DE COMEÇAR A PRODUÇÃO. FOI ENTREGUE IMAGENS DA FÁBULA, NA QUAL OS EDUCANDOS DEVERIAM POR NA ORDEM E ESCREVER CONFORME A SEQUÊNCIA DE IMAGENS;

6ª ETAPA
A PROFESSORA RECOLHEU OS TEXTOS PARA ANALISE DAS PRODUÇÕES. ANOTANDO EM UMA FOLHA OS ASPECTOS QUE NECESSITAM SER REVISADOS PELAS CRIANÇAS, NA PRÓXIMA ETAPA.

7ª ETAPA
FOI ENTREGUE O MATERIAL AS DUPLAS E A ELES SOLICITADO QUE REVISASSEM. PARA AJUDAR, FOI ENTREGUE UMA DAS PRODUÇÕES.

AVALIAÇÃO

PODE-SE OBSERVAR OS AVANÇOS NOS PROCEDIMENTOS DE LEITURA, A INFERÊNCIA E A COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES, ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES, SÍNTESE DE IDEIAS. E EM RELAÇÃO À ESCRITA, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS APRENDERAM A PLANEJAR, ARTICULAR OS ACONTECIMENTOS DA NARRATIVA EM UMA SEQUÊNCIA TEMPORAL.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SÃO PAULO (SP). SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA. PROJETO INTENSIVO NO CLICO I- 3º ANO- LIVRO DO ALUNO/ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. – SÃO PAULO: SME/DOT, 2011.

VÍDEO- A MENINA DO LEITE ACESSADO EM: http://www.youtube.com/watch?v=0qXWDtRo-7U

VERSÕES DA FÁBULA A MENINA DO LEITE

A MENINA DO LEITE 1

A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
“Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia.”
“Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.”
“Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.”
“Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos.”
“Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.”
“Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas.”
“Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …”
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

Moral da história:
Não se deve contar com uma coisa antes de conseguí-la.

A MENINA DO LEITE 2

A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça.
“Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.”
“Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.”
“Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.”
“Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.”
“Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.”
“Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas.”
“Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …”
A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

Moral da história:
Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s